Em 18 de novembro do ano passado, a Fiotec, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), publicou a Chamada Pública nº 13/2022, no Diário Oficial da União (DOU). O objetivo é desenvolver soluções tecnológicas no modelo open innovation visando ofertar melhorias para o sistema educacional brasileiro na área da saúde, no âmbito do Programa de Inovação da Educação em Saúde (Pies).
A Chamada Pública nº 13/2022 apresenta as orientações gerais e, a partir dela, serão publicados desafios públicos, por meio de editais, para apresentação de propostas de soluções tecnológicas inovadoras. Essa iniciativa de transformação digital busca atender aos desafios enfrentados pela Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde, por meio da aplicação de conhecimentos gerados por edtechs, healthtechs e govtechs, para a construção de soluções de inovação aberta que tragam impacto positivo e relevante às políticas públicas de educação em saúde.
A Fiotec é responsável pela execução das atividades de apoio logístico, administrativo e gestão financeira do projeto. Mais especificamente, em todo processo de licitação, com apoio na revisão e publicação dos editais, bem como no acompanhamento das etapas definidas no cronograma, até o resultado, com a premiação do vencedor de cada desafio. Após o processo de licitação na modalidade especial de cada edital e a partir dos resultados alcançados, a instituição poderá apoiar na celebração do Contrato para Solução Inovadora, para o desenvolvimento do Produto Mínimo Viável até a disponibilização das tecnologias para as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes).
Essa iniciativa visa à melhoria de programas e sistemas supervisionados pela Secretaria de Educação Superior (Sesu), que formulou a chamada pública com a participação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), tendo como base o Marco Legal das Startups, Lei Complementar nº 182/2021.
Confira o aviso de chamada no Diário Oficial da União, aqui.
Com informações do portal gov.br.
Com colaboração de Adriane Azevedo, analista de Projetos da Fiotec.