Consórcio global de combate à Covid-19 se reúne em Londres com participação da Fiotec - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.

A Fiotec esteve presente no encontro END-VOC Assembly Meeting, que reuniu em Londres representantes de instituições e universidades integrantes de um consórcio global que estuda a eficácia da vacinação contra as variantes já conhecidas da Covid-19. Entre os dias 3 e 5 de julho, a reunião discutiu aspectos sobre imunidade da população e vigilância genômica nos países em que a pesquisa foi aplicada: Nigéria, Índia, Brasil, Moçambique, Filipinas, Espanha (Barcelona), Paquistão e Palestina.

De acordo com Erica Nascimento, analista de Projetos Internacionais da Fiotec, os membros do Independent Advisory Board felicitaram o consórcio pelos grandes progressos alcançados desde a Assembly Meeting do ano passado em Barcelona, mas insistiram que se deve redobrar os esforços na análise entre coortes, particularmente em matéria de imunidade e “Covid longa”: “a capacidade de reunir dados de tantos grupos diferentes é a maior força do consórcio e uma forma de garantir a sua contribuição para uma melhor preparação para pandemias no futuro”, afirmaram na ocasião.

Ao lado da Fiocruz, a Fiotec é integrante do consórcio END-VOC (Ending Covid-19 Variants of Concern Through Cohort Studies). A iniciativa é coordenada pela University College London (UCL), que recebeu a segunda edição da Assembly Meeting, e reúne instituições de toda a Europa e dos países em que esses estudos são realizados.